Comunidade ADVB-PR
Comunidade ADVB-PR
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 filmes para você conhecer o futuro que nos aguarda!

5 filmes para você conhecer o futuro que nos aguarda!
Riadis Dornelles
abr. 16 - 4 min de leitura
000

Philip Dick não chegou a ver nenhum dos filmes que foram baseados em suas obras. Em 1982, teve um AVC e morreu três meses antes de Blade Runner ser lançado. Felizmente, as adaptações não pararam por aí e hoje é possível conhecer um pouco do legado do mestre da arte de confundir e incitar a percepção de seus leitores. Seus contos abordam a ideia de tempo e de realidade, a natureza humana e a onipotência, o livre-arbítrio e as emoções*. Temas cada vez mais atuais quando o futuro fica logo ali, depois da esquina.

Ele mudou o panorama literário de ficção científica e hoje é reconhecido como um dos escritores mais relevantes do século 20. Para quem quer começar de leve, sugiro uma lista de filmes inspirados em suas histórias. 

** Atenção! Contém revelações sobre os enredos.

Filme: Os Agentes do Destino (2011) Conto: Equipe de ajuste Direção: George Nolfi Disponível: Netflix

O filme mostra um futuro em que a vida de cada cidadão é determinada pelos “agentes do destino”, encarregados de manter tudo sob controle para que nada saia do planejado. Graças a uma paixão inesperada, o cidadão comum destinado a virar político, David Norris (Matt Damon), precisa fugir para viver um romance que não está escrito em sua trajetória.

Filme: Minority Report – A Nova Lei (2002) Conto: O relatório minoritário Direção: Steven Spielberg Disponível: Netflix

O filme mostra um departamento de polícia especializado em prever os crimes (Pré-crime) e apreender criminosos com base no conhecimento prévio do futuro. Agentes conhecidos como "precogs" são os responsáveis pela identificação dos futuros contraventores. O sistema é colocado em questionamento quando o chefe da unidade (Tom Cruise) é acusado de um crime que irá cometer e, por isso, resolve fugir.

Filme: O pagamento (2003) Conto: O pagamento Direção: John Woo Disponível: Netflix

Michael Jennings (Ben Affleck) é um engenheiro de computação que constantemente é contratado por grandes empresas para trabalhar em projetos secretos e tem sua memória apagada após terminar os trabalhos ultrassecretos. Depois de três anos em um projeto que irá lhe render bilhões de dólares como pagamento, ele tem a memória apagada, mas não recebe o dinheiro combinado. Estranhando a situação, o protagonista resolve investigar a empresa com sua companheira de trabalho Rachel (Uma Thurman). Para completar a trama ele passa a ser procurado pela polícia por um crime que não lembra de ter cometido.

Filme: O Vingador do Futuro (1990) Conto: Lembramos para você a preço de atacado Direção: Paul Verhoeven Remake: 2012

O operário Douglas "Doug" Quaid (Arnold Schwarzenegger na primeira versão e Colin Farrell na segunda) vive no ano de 2084 e possui o sonho de embarcar em uma viagem a Marte. Desestimulado pela esposa, ele resolve recorrer a um implante de memória para simular o passeio, mas algo estranho acontece. Ele começa a lembrar de fatos e detalhes que o fazem duvidar de sua identidade. Perseguido pelas visões resolve ir até o planeta vermelho, mas acaba seguido por sua mulher. Chegando lá, se une a um grupo de rebeldes que lutam contra uma corporação que deseja dominar o planeta e o mercado de minério na Terra. Esses rebeldes sabem quem é ele e o ajudam a conhecer a verdade.

As duas versões de O Vingador do Futuro merecem ser conferidas.

Filme: Screamers – Assassinos Cibernéticos (1995) Conto – Segunda Variedade Direção: Christian Duguay Sequência: Screamers - The Hunting (2009)

É, na verdade, um filme com co-produção canadense, estadunidense e japonesa. A história se passa no planeta Sirius 6B, no ano de 2078, local de minas de exploração do precioso metal ‘berynium’. Quatro anos antes a população civil foi erradicada e o planeta devastado por um ataque nuclear lançado pela corporação interplanetária conhecida por NEB - New Economic Block. A desavença começa quando cientistas e mineradores se recusam a continuar extraindo o metal e lançando poluição e radiação na atmosfera. Assim, eles criam um sindicato "A Aliança" e entram em guerra contra a NEB. Após alguns anos, o sindicato constrói os "screamers", robôs com inteligência artificial, pequenos e velozes. Mas essa arma começa a se desenvolver independente do controle humano, e inicia uma nova missão: acabar com toda forma de vida.

*Apresentação do livro Realidades Adaptadas :Os contos de Philip Dick que inspiraram grandes sucessos do cinema./tradução Ludimila Hashimoto. – São Paulo: Aleph, 2012.

Autor: Photoshop montage Niki Sublime from Boston, USA


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você